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Será que é verdade?

Confira o que é falso ou verdadeiro na hora de dirigir. O portal Carro Online responde as dúvidas dos motoristas sobre manutenção, segurança e economia do veículos

Segurança

Carros seguros são os que não amassam? Os modelos atuais com chapas finas são menos resistentes? Não! A regra é exatamente a inversa. A carroceria de um automóvel, principalmente dos mais recentes, possui uma série de zonas de deformação programada. Ou seja: as carrocerias são desenvolvidas para absorverem o choque preservando a integridade do habitáculo.

É perigoso frear em curvas Depende da frenagem e do veículo. Normalmente não é recomendado frear em curvas, pois se essa frenagem provocar o travamento das rodas, perde-se a estabilidade direcional do veículo. Em outras palavras o veículo seguirá em linha reta. No caso de veículos dotados de sistema de freios com ABS, a frenagem é possível em curvas devido ao sistema ABS, que impedirá o travamento das rodas e, portanto, garantirá a estabilidade direcional.

Andar com as portas travadas oferece maior segurança (contra aberturas acidentais) na estrada? A legislação brasileira já estabelece que as fechaduras de portas devem ter duplo estágio, para uma maior segurança. O travamento das portas pode ser importante para o caso de impedir aberturas involuntárias das portas. Como medida de segurança, nos carros antigos, o ideal seria andar com as portas destravadas nas estradas, já nos carros mais modernos, em caso de acidente as portas se destravam automaticamente.

Reduzir marcha e segurar o motor em uma descida em vez de frear é melhor? Nas descidas é importante utilizar as marchas mais reduzidas em conjunto com o freio de modo a não sobrecarregar o sistema de freio (aumento de temperatura e perda de eficiência). Manutenção Em um carro 0 km é necessário amaciar o motor antes de viagens longas? Atualmente, com a tecnologia de motores e lubrificantes, não é necessário um amaciamento do motor. É verdade que durante os primeiros quilômetros percorridos pelo veículo, haverá um período de ajuste dos componentes, nesse período não é recomendável trabalhar por muito tempo em altas rotações.

Rodar com pouco combustível propicia a aspiração de sujeira? Os sistemas de distribuição de combustíveis sempre podem apresentar impurezas e, portanto, ao abastecer o veículo é possível que algumas impurezas possam acabar no tanque dos veículos. Assim, se o tanque estiver com pouco combustível é mais provável que o sistema de alimentação de combustível acabe por aspirar as impurezas.

Parar no semáforo com a embreagem acionada e a 1ª marcha engatada desgasta o sistema? Um dos componentes do sistema de embreagem é um rolamento, que em situação normal, ou seja, com o veículo em marcha lenta, não terá maiores desgastes em função de se manter a marcha engatada quando o veículo estiver parado. O que não se pode fazer é ficar acelerando o veículo , ou "segurar" o carro na embreagem, o que provocará um maior desgaste ao sistema.

Acelerar carros com injeção eletrônica, em vez de somente virar a chave é prejudicial ao veículo? Não, o máximo que pode acontecer é "afogar" o motor e dificultar a partida , risco que é praticamente inexistente com os sistemas de injeção eletrônica . É prejudicial somente para o seu bolso, pois você estará gastando um combustível desnecessário, pois o motor sabe automaticamente o quanto tem de acelerar.

Desligar ou ligar o carro com os faróis acesos prejudicam o sistema elétrico do carro? Veículos mais antigos não dispõem de um sistema que desliga as cargas elétricas na condição de partida (faróis, ar-condicionado, limpador de pára-brisa etc.). Essa providência faz com que a tensão da bateria seja concentrada para a partida, regime muito mais exigente.

Esterçar o volante com o veículo parado pode quebrar a caixa de direção? Não. Nas manobras de estacionamento o esforço sobre a caixa de direção é maior, mas previsto no projeto do veículo. O que pode danificar a caixa de direção é a tentativa de girar o volante quando uma das rodas dianteiras está presa, encostada na guia da calçada etc.

Trocar de marcha com o carro desligado, mas pisando na embreagem, pode quebrar o câmbio? Não convém trocar de marcha com o carro desligado, mas fazendo isso o câmbio não se quebrará. A troca e seleção de marchas é feita com o mecanismo em movimento, o que facilita o engate das marchas.

Em uma ladeira, segurar o carro com embreagem e o acelerador pode ser prejudicial ao veículo? Seguramente irá aumentar o desgaste do conjunto de embreagem (disco, platô e rolamento). O ideal em subidas é utilizar o freio de estacionamento, inclusive para permitir que ao sair com o veículo, o mesmo não se movimente para trás.




 

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